A iniciativa refletiu sobre a moradia como realidade social e política à luz da fé cristã e fortaleceu a articulação da juventude do Centro MAGIS Amazônia com a Área Missionária Santa Margarida de Cortona
Por Giovanni C. Sampaio, via Centro MAGIS Amazônia
Entre os dias 21 e 25 de janeiro, em Brasília/DF, jovens do Núcleo Apostólico Manaus participaram da Experiência do Encarnação, realizada no Centro Cultural de Brasília e no Centro MAGIS Burnier. O encontro teve como finalidade refletir sobre a moradia enquanto realidade concreta, marcada por dimensões sociais e políticas, sob a luz da fé cristã, reconhecendo em Jesus Cristo um Deus que se encarna na vida e nas condições reais das pessoas.
Representando o Centro MAGIS Amazônia, estiveram presentes Giovanni C. Sampaio e o jovem Gustavo Almada, da Área Missionária Santa Margarida de Cortona, em Manaus/AM. O encontro reuniu cerca de 50 pessoas de diferentes regiões do Brasil, além de jovens da Colômbia e do Paraguai, promovendo uma rica partilha intercultural e eclesial.
A programação foi marcada por rodas de conversa que reuniram religiosos, jovens, representantes do poder público e leigos, todos contribuindo ativamente para as reflexões. Houve momentos de oração pessoal e comunitária, espaços de convivência e expressões culturais. Um dos pontos mais significativos foi a vivência concreta da temática por meio da visita a diferentes realidades sociais do território, favorecendo a experiência de encarnação na vida do povo.
O envio dos dois jovens de Manaus também teve como objetivo aprofundar a temática da Campanha da Fraternidade 2026 e fortalecer a articulação do trabalho com as juventudes entre o Centro MAGIS Amazônia e a Área Missionária Santa Margarida de Cortona.
“Esse período do Encarnação me ajudou bastante a desenvolver uma consciência mais forte sobre a questão da moradia. Poder estar presente na comunidade Sol Nascente e ver aquilo de perto mexeu comigo e me transformou. Olhar aquela realidade dura, em que as pessoas vão sobrevivendo e são rechaçadas e ignoradas pelas autoridades, foi muito impactante. No Encarnação também pude conhecer pessoas de diversos lugares, com diversas culturas, e durante todo o período que passamos juntos foi um grande aprendizado sobre diversas realidades do país e de fora dele”, afirmou Gustavo Almada, Coordenador da Pastoral da Juventude da Área Missionária Santa Margarida de Cortona.
A participação na Experiência do Encarnação reforça o compromisso do Centro MAGIS Amazônia com a formação integral das juventudes, integrando fé e justiça socioambiental. A vivência fortalece a missão de caminhar com os jovens na construção de uma sociedade mais justa.





























VEJA MAIS
Grupos da Rede Caminhos de Esperança reúnem-se no Centro MAGIS Amazônia, em Manaus
Retiro de Jovens e Adultos inspira-se na vida de São Carlo Acutis
Centro MAGIS Amazônia participa da Assembleia Sinodal da Juventude
