Alessy Padilha via Centro MAGIS Amazônia
Na última sexta-feira (13), na Catedral Metropolitana da Igreja Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Centro de Manaus/AM, a Missão Beato Carlo Acutis, iniciativa que busca propagar e fortalecer a devoção ao futuro santo jovem, trouxe a relíquia do Beato Carlo Acutis para a capital amazonense, a Missão estava presente na cidade desde o dia 10 de dezembro, com a colaboração do Pe. Fábio Vieira.
O evento foi organizado pelo Setor Juventude da Arquidiocese de Manaus e contou com a presença de diversas expressões juvenis, como o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), o Centro MAGIS Amazônia (CMA), a Pastoral da Juventude (PJ), os Escoteiros Católicos, a Comissão do Sínodo Arquidiocesano da Juventude, entre outros leigos e leigas que integram a Igreja de Manaus.
A celebração foi presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Zenildo Lima da Silva, acompanhado pelos padres Fábio Vieira, Silas Silva, SJ, e Pe. Geraldo Bendaham, coordenador da Comissão de Pastoral da Arquidiocese. E durante a missa, o ícone de Carlo Acutis foi exposto próximo ao altar, permitindo que todos pudessem contemplar o atual beato e futuro jovem santo. Em sua homilia, Dom Zenildo destacou a celebração do dia 12 de dezembro, dedicado à Nossa Senhora de Guadalupe, relacionando-a com o testemunho missionário de Beato Carlo Acutis. O jovem beato, conhecido por sua vida de santidade desde jovem, foi lembrado como um exemplo de missionário que se dedicava aos mais pobres e usava a internet como ferramenta de evangelização. Pe. Fábio Vieira narrou a trajetória do futuro santo, desde a infância, mostrando como ele definiu seu projeto de vida em Cristo e serviu ao povo de rua da sua cidade.
O jovem Raphael Maricaua, colaborador voluntário do Centro MAGIS Amazônia, que colaborou na Santa Missa cantando o salmo litúrgico “Manifestai a sua glória entre as nações”, partilhou sua vivência acerca deste momento:
“Foi muito bom celebrar o dia de Nossa Senhora de Guadalupe e a peregrinação da relíquia de Carlo Acutis com as expressões de juventude da Arquidiocese de Manaus. Carlo foi um jovem como qualquer outro jovem, com o diferencial de que assumiu a missão de ser sinal do reino de Deus onde vivia e por onde andava. De vez em quando surgem pessoas na nossa caminhada que dão ânimo e novo vigor a ela, assim o testemunho de Carlo Acutis nos anima a continuar evangelizando a partir das nossas realidades mais imediatas: a nossa casa, as nossas escolas e universidades, e as periferias humanas e existenciais”.
O encerramento da missa reforçou o compromisso da juventude em seguir os passos como o do Beato Carlo Acutis, cuja vida é um exemplo de entrega e serviço a Deus em vista da santidade e pelo cuidado dos pobres e marginalizados. A celebração uniu as juventudes da Arquidiocese de Manaus e foi um momento singular de fé, partilha e reflexão.
Fotos: Flávia Horta – Jornalista da Arquidiocese de Manaus e Eduarda Cametá do Setor Juventude.