Mochilaço Jovem 2024 mobiliza juventude Amazônica pelo cuidado da casa comum

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Encontro promovido pelo Centro MAGIS Amazônia une reflexão, ação prática e espiritualidade na defesa do meio ambiente e da justiça socioambiental

MAGIS BRASIL via  Felipe Moura (Preferência Apostólica Amazônica)

Nos dias 15 e 16 de novembro, o Centro MAGIS Amazônia realizou o Mochilaço Jovem 2024, na Casa São José, anexa à sede da Inspetoria Salesiana Nossa Senhora da Amazônia, em Manaus. Com o tema “Peregrinando com os demais no cuidado da casa comum”, o evento reuniu 26 participantes, com presença de jovens de diferentes áreas missionárias e paróquias, como a Área Missionária Santa Margarida de Cortona, Área Missionária Ternura de Deus, Paróquia São José (da Belo Horizonte), uma jovem da Fundação Fé e Alegria, mais a equipe do CMA. O evento foi estruturado em uma metodologia baseada no “Conhecer, Amar e Servir”, com atividades que proporcionaram momentos de reflexão, formação e ação prática.

O primeiro dia foi dedicado ao “conhecer”. A manhã começou com o Ofício Divino da Juventude, com o tema “Nosso Cuidado para Ser Mais com os Demais”, seguido de uma oficina conduzida pela Ir. Maria Couto, da Congregação Missionária do Santo Nome de Maria. A oficina abordou a reflexão sobre o Projeto de Vida e o Cuidado Pessoal. Durante a atividade, a juventude foi incentivada a refletir sobre seus desejos, sonhos e caminhos para o futuro, com a proposta de não se deixar influenciar por fatores externos que prejudicam na realização do seu projeto de vida, mas criar objetivos pessoais sólidos para o crescimento humano integral.

“Foi uma experiência incrível, que agregou muito, principalmente para os jovens da nossa paróquia. Trouxe um sentimento de paz e união”, disse Murilo Grijó, jovem participante da Paróquia São José. “O momento que mais me marcou foi durante a reflexão sobre o projeto de vida, que nos fez pensar bastante”, completou.

À tarde, a programação seguiu com o Papo MAGIS: Peregrinando no cuidado da Casa Comum, ele foi um momento de reflexão sobre a justiça socioambiental. Aldresson de Oliveira, da Rede de Assessores, Assessoras e Cuidantes da Juventude da Arquidiocese de Manaus, compartilhou suas reflexões sobre os documentos do Papa Francisco, como Laudato Si’ e Laudate Deum, que abordam a relação do ser humano com a natureza e a responsabilidade de cuidar da casa comum. “Quando a comunicação não chega completa ao seu destinatário, fica uma lacuna a ser preenchida. E essa lacuna é, muitas vezes, a falta de informação necessária para gerar neles a conscientização de que ecologia, meio ambiente, Amazônia e casa comum são parte de um processo integral”, afirmou Aldresson.

André Santos, do Movimento Amazônia de Pé, também participou do Papo MAGIS e falou sobre a atual crise climática e os desafios enfrentados pela Amazônia. “Foi muito gratificante poder estar naquele espaço, em contato com uma juventude que também está interessada nessa preocupação e nessa luta pelo futuro do nosso planeta”, disse.

O dia terminou com uma oficina de artesanato que abordou a Economia de Francisco e Clara, estimulando a criatividade, fortalecendo a identidade amazônica entre os jovens e proporcionando uma ação sustentável que valoriza a cultura local. O encerramento foi marcado por um Lucernário, com canções, momentos orantes e de partilhas.

No dia 16, o evento continuou com o Ofício Divino da Juventude, com o tema “Ser Mais Amazônia”, que trouxe cantos da região e uma reflexão sobre a vida na Amazônia. Após o café da manhã, os participantes seguiram para uma trilha ecológica no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), com o objetivo de integrar a espiritualidade inaciana ao cuidado com a natureza.

A ocasião contou com a participação de Pe. Adriano Luís Hahn, SJ, coordenador de Projetos do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES), Mercy Soares, Educadora Social e Mary Nelys, Analista Social, ambas colaboradoras do SARES. Durante a trilha, foram feitas paradas para refletir sobre a transição da área urbana para a área de floresta, utilizando a metodologia dos cinco sentidos da Espiritualidade Inaciana.

Por fim, os jovens compartilharam suas experiências e reflexões, recolhendo os frutos do Mochilaço Jovem. O evento foi encerrado com uma missa presidida por Pe. Silas Moesio Maciel da Silva, SJ, diretor do Centro MAGIS Amazônia.

Para o padre Silas Silva, SJ, “reviver a experiência do Mochilaço Jovem foi um momento marcante por ver uma juventude em busca de Deus, do sentido existencial e do compromisso socioambiental. Os frutos desse Mochilaço Jovem será colhido no dia a dia das juventude, onde poderão assumir para a vida atitudes de cuidado e compromisso socioambiental”.

O Mochilaço Jovem 2024 foi mais do que um encontro de formação; foi uma oportunidade para os jovens se conectarem com a realidade socioambiental da Amazônia, refletindo sobre o cuidado com a casa comum e seu papel na transformação socioambiental.

Centro MAGIS Amazônia sedia formação sobre justiça climática e ação cidadã

Iniciativa do Instituto Aparecida Sustentável capacitou lideranças comunitárias de Manaus para atuação socioambiental nos territórios periféricos Gabriel Mota, do Instituto Aparecida Sustentável, via Centro MAGIS Amazônia No sábado (20), foi realizada a Formação Comunitária Ambiental do Instituto Aparecida Sustentável, no Centro MAGIS Amazônia, em Manaus/AM. Participaram 20 pessoas, de diferentes faixas etárias, entre 18 e […]

CMA colabora com a juventude das paróquias Mãe da Misericórdia e São Vicente e reza o Ofício Divino em louvor ao padroeiro da juventude, São Luís Gonzaga

Celebração e processo de rearticulação da Pastoral da Juventude (PJ) na Paróquia Mãe da Misericórdia, em Manaus/AM Pe. Silas Silva, SJ, via Centro MAGIS Amazônia Na manhã de quinta-feira (19), jovens e adultos das comunidades da Paróquia Mãe da Misericórdia e São Vicente de Paulo estiveram participando do Ofício Divino da Juventude (ODJ) na Comunidade […]

CMA realiza assessoria sobre evangelização da juventude para lideranças da Área Missionária Divina Misericórdia

Encontro tratou do Documento 85 – “Evangelização da Juventude” da CNBB Pe. Silas Silva, SJ, via Centro MAGIS Amazônia No domingo (15), o Diretor do Centro MAGIS Amazônia, Pe. Silas Silva, SJ, realizou uma assessoria para as lideranças jovens das comunidades da Área Missionária Divina Misericórdia. O encontro aconteceu como continuidade da formação sobre identidade […]

GAVI – Centro MAGIS Amazônia realiza encontro para vocacionados no mês de junho

O Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano (GAVI) teve como objetivo acompanhar e facilitar o discernimento dos jovens vocacionados Centro MAGIS Amazônia, com informações de Vitor Dantas  O Grupo de Acompanhamento Vocacional Inaciano (GAVI) realizou um encontro no final de semana de 14 a 15 de junho, na Comunidade dos Jesuítas João Bosco Burnier, situada na […]