Mochilaço Jovem e Amazônia de Pé – Juventude assina luta pela proteção das florestas

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

Momento fortalece compromisso com a justiça socioambiental e a defesa da Amazônia

Alessy Padilha, via Centro MAGIS Amazônia

No sábado (24), o Centro MAGIS Amazônia, durante a atividade do Mochilaço Jovem 2025, realizou a coleta de assinaturas pela Amazônia de Pé.

O Mochilaço Jovem 2025, tendo como proposta a peregrinação inaciana ao lado do Serviço de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental – SARES, convocou a juventude presente a colaborar assinando pela Amazônia de Pé.

O momento foi organizado e dirigido pelo agente de Pastoral Alessy Padilha e pela colaboradora voluntária Araceli Santos. O ato reafirma o compromisso do CMA com o Movimento em orientar, educar e agir por uma justiça socioambiental. As assinaturas, encaminhadas ao Movimento Amazônia de Pé, têm o objetivo de proteger as florestas públicas da Amazônia, resguardando toda a vida dos povos que nela habitam. E, ao proteger os povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos, estaremos também protegendo a cultura desses povos, os saberes tradicionais, a forma de ser e expressar no mundo. Assim, estamos alinhados aos sonhos da Exortação Apostólica Querida Amazônia do Papa Francisco.

O momento foi organizado e dirigido pelo agente de Pastoral Alessy Padilha e pela colaboradora voluntária Araceli Santos. O ato reafirma o compromisso do CMA com o Movimento em orientar, educar e agir por uma justiça socioambiental. Onde as assinaturas, encaminhadas ao Movimento Amazônia de Pé, têm o objetivo de proteger as florestas públicas da Amazônia, resguardando toda a vida dos povos que nela habitam. E, protegendo os povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, estaremos também protegendo a cultura desses povos, os saberes tradicionais, a forma de ser e expressar no mundo. Onde, assim, estamos alinhados aos sonhos da Exortação Apostólica Querida Amazônia do Papa Francisco.

“Sonho com uma Amazônia que lute pelos direitos dos mais pobres, dos povos nativos, dos últimos, de modo que a sua voz seja ouvida e sua dignidade promovida.
Sonho com uma Amazônia que preserve a riqueza cultural que a caracteriza e na qual brilha de maneira tão variada a beleza humana.
Sonho com uma Amazônia que guarde zelosamente a sedutora beleza natural que a adorna, a vida transbordante que enche os seus rios e as suas florestas.
Sonho com comunidades cristãs capazes de se devotar e encarnar de tal modo na Amazônia, que deem à Igreja rostos novos com traços amazônicos.”

Querida Amazônia, parágrafo n.º 7.

Desta forma, fortalecemos o compromisso ao lado da juventude que defende e luta pelo cuidado da nossa Casa Comum.

Encontro em Manaus discute ecologia integral e migração

Atividade promovida pelo Centro MAGIS Amazônia reuniu colaboradores da Companhia de Jesus para refletir sobre crises socioambientais e caminhos de acolhida a migrantes

Comunidade inaciana em Manaus celebra São José de Anchieta em missa especial

Missa reuniu jesuítas, obras inacianas e catequistas com homilia que destacou o legado do santo missionário 

Pastoral Universitária realiza Missa e escuta sinodal na Comunidade Acadêmica da ESA-UEA

“Todo esforço valerá a pena, pois nascerão novos profissionais comprometidos com a saúde da população”, refletiu Pe. Silas Silva, SJ, durante a celebração

Pastoral da Juventude da Paróquia Mãe da Misericórdia realiza Gincana Mariana

Atividade integrou quase 40 adolescentes e jovens e marcou o encerramento do mês dedicado a Maria, com apoio do Centro MAGIS Amazônia