Mochilaço Jovem reúne juventude para refletir sobre moradia e vivenciar mais uma peregrinação inaciana

Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp

O Centro MAGIS Amazônia reuniu jovens de Manaus e região para integração, espiritualidade inaciana e debate sobre o tema “Juventude e Moradia”

Por Giovanni Sampaio via Centro MAGIS Amazônia

Entre os dias 15 e 17 de maio de 2026, o Centro MAGIS Amazônia realizou o Mochilaço Jovem na Casa de Retiro Sagrada Família, em Manaus/AM. O encontro contou com 27 participantes, sendo 21 jovens e 6 adultos, incluindo 3 colaboradoras voluntárias do CMA, o diretor Pe. Silas Silva SJ, o pastoralista Giovanni Sampaio, Diego Aguiar, coordenador de Projetos Sociais, e Mercy Soares, educadora social, ambos do SARES. Estiveram presentes também 7 jovens da Área Missionária Santa Margarida de Cortona e 13 jovens vindos de outras paróquias e áreas missionárias da região de Manaus. O Mochilaço Jovem foi realizado com o objetivo de proporcionar aos jovens uma experiência de formação integral, unindo convivência, espiritualidade inaciana e reflexão sobre diversos temas. Nesta edição, a proposta foi aprofundar o tema “Juventude e Moradia”, ajudando os participantes a refletirem sobre as diversas dimensões do habitar: o cuidado com a própria vida, as relações familiares e sociais e a responsabilidade do cuidado com a Casa Comum. A atividade também buscou incentivar o protagonismo juvenil, fortalecer a espiritualidade inaciana e despertar nos jovens o compromisso com a transformação socioambiental. 

O encontro começou na sexta-feira com acolhimento no Centro MAGIS Amazônia, seguido de credenciamento, entrega do kit do mochileiro(a), deslocamento para a Casa de Retiro Sagrada Família, no municipio de Iranduba, jantar e apresentação da programação e dos participantes. No sábado, os jovens participaram da Peregrinação Inaciana, composta por seis paradas de reflexão sobre caminhar, habitar a si, moradia, casa comum, discernimento e partilhar. Durante o percurso, houve momentos de silêncio, partilha e gestos concretos, como a coleta de resíduos, reforçando o compromisso ecológico. Os jovens também tiveram momentos de convivência com a Comunidade São José, almoço em comunidade e, à tarde, retornaram a Casa de Retiro e participaram da Santa Missa presidida pelo Pe. Silas Silva SJ, na Comunidade Sagrada Família e concluiram a noite com atividades de integração.

No domingo, Ir. Sônia Matos conduziu reflexões sobre “Juventude e Moradia”, complementadas por partilhas em grupo e avaliação da experiência. O encerramento ocorreu após o almoço, com retorno dos participantes, levando consigo aprendizagens, reflexões e compromissos assumidos durante o Mochilaço. Toda a atividade foi conduzida pela equipe do Centro MAGIS Amazônia, com colaboração de pastoralistas, animadores e lideranças jovens, garantindo uma experiência profunda e formativa.

Diego Aguiar, coordenador de Projetos Sociais do SARES, compartilhou: “É com grande alegria que o SARES participa desta iniciativa. Colaboramos há três anos e entendemos a importância de atuar junto à juventudes, refletindo sobre moradia como direito, não como privilégio. A fé em Jesus Cristo nos inspira a continuar construindo um Reino de vida, paz, fraternidade, solidariedade e cuidado com a Casa Comum.”

Marcela Alves, participante da Área Missionária Santos Mártires, disse: “O Mochilaço jovem deste ano me trouxe várias bagagens. Hoje trago na mochila a esperança de um cuidado maior com a nossa casa comum, de um lar com amor, respeito, olhar compreensivo e atenção. Saímos com conhecimento e gratidão, refletindo também sobre nossas escolhas e como agir nas causas em que acreditamos.”

Luiz Kaleb Marques compartilhou sua experiência: “Esse Mochilaço foi uma oportunidade de descobrir questões internas e vivências pessoais. Compartilhamos pensamentos, crenças e experiências do passado. Aprendi sobre convivência, escuta ativa e ajuda mútua no nosso ciclo de amigos. Mesmo que sejamos apenas cinco ou sete pessoas, conseguimos transformar os lugares por onde passamos, deixando um legado e inspirando outros, mesmo que de forma pequena.”

O Mochilaço Jovem reforça a missão do MAGIS de formar jovens protagonistas, promovendo espiritualidade inaciana, consciência socioambiental e engajamento na transformação da realidade. Participantes e interessados podem acompanhar as próximas ações do Centro MAGIS Amazônia e se engajar em futuras formações e retiros.

VEJA TAMBÉM:

Diretor e pastoralista do Centro MAGIS Amazônia participam do retiro dos Jovens Sagrados, grupo da Pastoral da Juventude

MEJ Amazonas promove 4º Encontro Estadual com foco em formação e espiritualidade

IV Noite Ecológica promove escuta e resistência no chão da Amazônia

Sares e Centro MAGIS Amazônia contribuem com iniciativa que reúne comunidades, movimentos e organizações para refletir sobre os desafios socioambientais da Amazônia Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (Sares) e o Centro MAGIS Amazônia, em parceria com diversas organizações comprometidas com a defesa da […]

Jovens preparam Encontrão da Juventude em Manaus

Reunião articulou lideranças juvenis da Área Missionária Santa Margarida de Cortona para pensar participação, protagonismo e vida eclesial João Pedro da Silva Correia via Centro MAGIS Amazônia No dia 21 de maio de 2026, jovens líderes da Área Missionária Santa Margarida de Cortona se reuniram na Secretaria da Área Missionária Santa Margarida de Cortona, em […]

Missa Convivium celebra vida, missão e Pentecostes

Celebração reuniu jovens e adultos no Espaço Loyola, em Manaus, em ação de graças pelos aniversariantes e pelas ações pastorais do Centro MAGIS Amazônia Giovanni Sampaio via Centro MAGIS Amazônia No dia 23 de maio, às 16h30, o Centro MAGIS Amazônia realizou a Missa Convivium no Espaço Loyola, em Manaus/AM. A celebração reuniu 22 pessoas, […]

Companhia de Jesus participa de Pentecostes em Manaus e integra caminhada da XI APA

Sares e Centro MAGIS Amazônia receberam a carta da Assembleia Pastoral Arquidiocesana durante celebração que reuniu mais de 70 mil fiéis no Sambódromo Por Felipe Moura A Arquidiocese de Manaus celebrou Pentecostes no último domingo (24) com uma grande concentração de fiéis no Centro de Convenções Sambódromo. Mais de 70 mil pessoas participaram da programação, marcada […]