Encontro reuniu 40 participantes na Chácara Santo Antônio para promover a vida pastoral e integrar as juventudes da paróquia
Por Gabriel Felipe, CAPJ do Setor 9, via MAGIS Amazônia
Entre os dias 29 e 31 de agosto de 2025, a Paróquia São Bento, em parceria com o Centro MAGIS Amazônia, realizou um retiro na Chácara Santo Antônio, Km 5 da BR-174. O encontro contou com a participação de 35 jovens das identidades Despertai e Pastoral da Juventude (PJ) e de 6 adultos, sendo quatro catequistas, um assessor da juventude e o Diretor do Centro MAGIS Amazônia . O objetivo foi incentivar a juventude a se engajar nas pastorais, fortalecer a vida comunitária e aproximar os diferentes grupos da paróquia.
O encontro no dia 29 teve como metodologia meditar sobre a vida de Jesus. O assessor Arquidiocesano da Pastoral da Juventude, Guido Machado, refletiu com os jovens sobre o nascimento de Jesus em Belém. As irmãs Solange e Noela trouxeram a reflexão da infância e adolescência em Nazaré, e a programação seguiu com uma oficina sobre autoconhecimento com a psicóloga Conceição Moura. Guido Machado ainda refletiu com os jovens sobre Caná, Jerusalém e levou os jovens à experiência de uma Via-Sacra em Jerusalém. No domingo (31), o retiro foi concluído com a meditação de Jesus caminhando ao lado dos discípulos de Emaús, conduzida pelo Padre Silas Silva, SJ.
Os participantes vivenciaram momentos de oração, reflexão, oficina e convivência. Cada etapa representou uma experiência formativa, conectando a vida de Jesus ao chamado missionário da juventude na paróquia.

A experiência foi marcada também pelos testemunhos dos participantes. João, da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, partilhou: “foi um prazer ter participado desse retiro, foi o meu primeiro a nível paroquial, e me permitiu conhecer mais sobre São Bento, sobre as pessoas que integram as outras comunidades e me aproximar mais da minha própria comunidade. Quando perguntaram o que levaríamos do retiro, respondi mentalmente que seria as amizades que fiz, os ensinamentos e toda a caminhada de Jesus. Espero que todos tenham se divertido como eu”.
O Assessor Arquidiocesano da Pastoral da Juventude, Guido Machado, disse inspirado em uma canção: “Senhor, tu me chamaste, aqui estou! Tu me chamaste, aqui estou! Oh, oh, oh! Oh, oh, oh! Tu me chamaste, aqui estou! Por meio desse refrão é que levo no coração a alegria e esperança desse retiro. Meu coração fica agradecido em ter reunido os jovens da paróquia. Agora vamos lá. Confiamos na fé. Muito obrigado”.
Já Rafael, da Comunidade Rainha dos Apóstolos, testemunhou e agradeceu: “vou lembrar desse retiro com carinho. Por razões pessoais, ir até Belém foi minha parte preferida, vou voltar lá mais vezes. Cada dinâmica, reflexão e oração não passaram por mim sem deixar um sinal. Os religiosos que estiveram conosco foram demais! A Solange, a Noella e o Silas. E conviver com cada um de vocês foi ótimo. Vocês são 10. Não. 11!”.
O encontro cumpriu seu objetivo de integrar as comunidades e renovar o ânimo pastoral dos jovens. A expectativa é que os frutos do retiro se traduzam em maior participação nas pastorais da Paróquia São Bento e na continuidade das atividades em rede com o Centro MAGIS Amazônia.







